terça-feira, 2 de julho de 2013

Uma geração de infância feliz - Papéis antigos

Eu me chamo Simone L. F. Guimarães. Sou da geração infância 80 e 90. E posso dizer que apesar de algumas dificuldades alternar moradias na casa da tia e na casa dos pais, eu tive uma boa infância e aprendi muito dos meus dois lares. Parece até aquele livro: Pai rico e Pai Pobre.

Das minhas duas casas aprendi habilidades diferentes. Com meu pai aprendi arte da música, com a minha mãe artesanato, desenho e monte de coisas. Com a minha tia (onde moro desde os 13/14 anos), estou agora com 34, aprendi muito de empreendimento.

Tudo bem, minha tia é funcionária pública aposentada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ela trabalhava na iniciativa pública, mas paralelamente ela trabalhava com vendas e artesanatos também. Fazia bijouterias com nosso amigo Marcos para lojas e revendedoras. Viajando muito ao exterior sempre traziam coisas diferentes para revenda e eu aprendi muito com isso.

Na minha primeira viagem ao exterior fiz a mesma coisa. Trouxe coisinhas (em pouca quantidade claro, senão seria bloqueada na Alfândega...kkkk) para revenda em escola, em cursos, etc... e ganhar meu dinheirinho. Eu comecei a vida financeira muito cedo. Eu morria de medo no aeroporto de dar a luz vermelha. Mas, sempre deu verde. É que no raio-x eles viam que as coisas que eu trazia era coisa pouca não chegava a caracterizar importação. Mesmo uma vez que deu vermelho e eles abriram a mala eles não me reteram nada, viram que devia ser para vendas pequenas ou hobbies.

Mesma coisa quando eu comprava papéis importados no E-bay. Sempre entregaram direitinho porque eles viam que eu não estava fazendo negócios grandes, nunca tive problemas. Só algumas vezes cobraram uma taxinha de entrada no país, mas coisa pouca. Não era como agora...

Bem, atualmente eu sou formada em jornalismo, mas me vejo incapacitada de ter um emprego formal com carteira assinada, frequentando diariamente porque tenho síndrome do pânico e um pouco de depressão. No entanto, eu posso ainda fazer blogs (como esse) e escrever artigos e fazer trabalhos leves e freelancers. Posso trabalhar com anúncios e propagandas e fornecimento de produtos artesanais (produzidos por mim ou não) ou trazidos de viagens ou comprado diretamente de fábrica para pessoas que querem abrir e começar seu negócio. Posso ser a intermediária, a ponte, porque não quero ser dona de loja, nem ser rica, eu só quero ter um dinheiro para ter uma vida razoável.

Atualmente estou preferindo vender em espécie de atacado, a partir de 10 blocos- poucas quantidades - para o novo ou nova empreendedora começar o negócio com pouquinho e ver se funciona sem se arriscar muito.

Estou entrando no ramo de papelaria. Eu como já disse, tive uma infância feliz, amava comprar material escolar, colecionava papéis de carta, sempre gostei de produtos de escritório quando via em lojas, enfim, eu me identifiquei com essa área. Tanto que na faculdade fiz Jornalismo e sabemos que se usa papel nessa profissão.

Enfim, meu objetivo nessa fase da minha vida que estou impossibilitada de ter emprego como a maioria dos mortais é ganhar a vida fornecendo papéis de carta e produtos em papelaria para revenda a preços de custo e atacado.

É claro, é óbvio que continuo colecionadora, também troco, compro avulso com amigas, vendo avulso também, as colecionadoras poderão ter acesso aos papéis para brincadeira, NO ENTANTO, vou levar isso mais a sério em termos de empreendedorismo sim e levar isso para o campo profissional. Aqui no Brasil curtem pouco, curtiam mais nos anos 80/90... MAS NO EXTERIOR... NO exterior papéis de carta continua febre e é uma excelente oportunidade a idéia de exportação e fabricação de mais papéis nacionais, no entanto as fábricas não fabricam mais porque a maioria das colecionadoras preferem apenas os importados. Não sabem elas que as estrangeiras são LOUCAS pelos nossos papéis brasileiros e tem menos frescura que nós.

Essa geração não teve o privilégio de conhecer certos hobbies que havia no meu tempo como colecionar papéis de carta e figurinhas. Tudo para essa garotada é pronto e na Internet sem emoção uns desenhos de monstros, sei lá, os mais delicados são os de mangá. Eu fico boba como no Rio de Janeiro onde eu moro não se acha NENHUM PAPEL DE CARTA  DECORADO ao estilo de antigamente para pessoas colecionarem ou mesmo escrever cartas. É como um complô estranho contra quem coleciona ou escreve cartas. kkkkk

Mas, poxa vida, para os correios funcionarem precisa gente escrever cartas! Nem sempre facebooks, Orkuts, Twitters ou e-mails vão dar conta do recado. Vamos que a Internet um dia saia do ar por alguma tempestade ou coisa assim. Isso comum. As pessoas vão ter que usar as boas e velhas cartinhas por mais careta que seja.

E para isso que estou fazendo esse site. Para divulgar meus produtos e negócios que estou fazendo em parceria com meu amigo Ricardo de Sousa e outros parceiros.  Eu produzo e tenho acesso a papéis de carta por preços bons para revenda. Meu amigo faz agendas. Depois vou partir para linha de cartões, marcadores de textos, canetas, adesivos, etc...

Quem quiser comprar em pouca quantidade, eu vendo mínimo de 10 no atacado e a pessoa já vai poder começar seu negócio. Ou em lojas físicas, feirinhas, stands ou em lojinhas e site On-lines onde indicarei Webdesigners super eficientes para incrementar seu negócio.

O negócio agora é EMPREENDEDORISMO, o segredo do Novo Milênio.  E dá para trabalhar em casa também. Só sugiro que aceitem depósito bancário nos seus negócios. Cartão de crédito, Mercado Pago, Pay Pal nos tempos de hoje NÃO É MAIS TÃO SEGURO QUANTO ANTES.

Obrigada,

Simone L. F. Guimarães

**ATENÇÃO**

Papéis antigos são vendidos apenas para COLECIONADORAS ou moças em TERAPIA, RESGATE DE MEMÒRIAS, etc:
 
 
                                        R$ 10,00 ----> Excelente estado de conservação
                             Troco ou vendo para colecionadoras em terapia ou nostálgicas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                            OS QUE BUSCO ANTIGOS:


 Procuro desse papel da cor Rosada- No meu tempo tinha dois, mas sempre fiquei frustrada por só ter conseguido o azul/lilás. Procuro o rosado/lilás que faz dupla com esse. O desenho é igual, só muda a cor.
 
Esse abaixo é especificamente o que busco. É o mesmo que eu tenho, mas como disse é da cor rosada.
 
 
 
Procuro um desse abaixo que é cor de rosa, eu sei que existe:
 
Mesmo caso é o Bobby e Kate. Eu sempre tive o azul. MAS, o rosa nunca consegui. Única que tinha era a Silvinha aqui do Rio (aquela que tem uma eguinha no jockey do Rio) e tem uma filhinha. Pois bem, ela tinha e foi super raro de ela conseguir. Ela tem o rosa se ela conseguisse a foto para mostrar seria ótimo. Essa versão azul foi mais produzida no Rio, a versão dessa cor rosada, foi mais produzida em São Paulo. É o mesmo desenho, tudo igual, só muda a cor rosada. Eu estou buscando para formar o par. Sim, também estou na terapia. Sempre busquei o cor de rosa para fazer o par com esse. No meu subconsciente isso deve fazer algum sentido. 
 
A Silvinha me emprestou as fotos dela para eu mostrar quais estou buscando:
 
Ursinhos Carinhosos anos 80 (Care bears 80's):
 

 
 

 
Estou buscando essas da Moranguinho:
 
 
 
 
 
Turma da Mônica:
(Eu tinha um bloco desses, MAS NUNCA TIVE COM ENVELOPE NA INFÂNCIA)
 
 
 
 
 
ESSA COLEÇÃO minha amiga Danielle Andrade tinha, mas a maioria era sem envelope, só que tinha. Na escola tinha meninas que tinham com envelope mas elas não trocavam por nada, tive que oferecer (naquela época) uns 5 papéis por apenas UM CONJUNTO dos delas.  As cariocas cobram caro ou só trocam assim.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os antigos do SNOOPY:
 

 
 
 
 Quem souber alguém que tenha para vender ou trocar esses papéis nas cores rosadas/lilás, por favor envie-me as fotod para meus e-mails:
 
 
Eu abro mais os do Yahoo e do AOL.
 
OBS: Nesses e-mails mesmo eu negocio também as vendas, trocas e fornecimento de papéis. 
 
SEE YA
 
                                                     

3 comentários: